8 coisas que você precisa saber sobre pias entupidas
Já aconteceu com todos e é normal acontecer com qualquer um: o entupimento de ralos e pias sempre acontece. As pias entopem de acordo com os detrimentos jogados ralo abaixo, entupindo também de outras inúmeras maneiras. É de suma importância que você saiba mais sobre os itens listados abaixo para não sofrer, ou sofrer menos deste tipo de problema tão comum. Confira as dicas da Desentupidora São Paulo:
1) Observe bem o que você joga ralo abaixo
Certamente, há pessoas que não se atentam quanto ao ralo ou preferem não utilizar nenhum protetor de pia. Mesmo que você limpe todo o prato antes de lavá-lo, por exemplo, sempre podem ficar alguns restos, e são justamente estes restos ou o acúmulo de gordura que podem entupir a pia. Além de ser algo totalmente contra o meio ambiente, os entupimentos podem ficar piores ou cada vez mais constantes. Óleo usado então, nem pensar!
2) O cabelo costuma ser vilão
Se você tem o costume de pentear-se no banheiro, sabe que o cabelo pode cair. Ao utilizar a corrente da água, os cabelos se acumulam no ralo, e mesmo que consigam descer os canos, chega a hora de entupir, cedo ou tarde. Atente-se a isto, e sempre que possível, pegue o máximo de cabelo que cair e descarte-os corretamente. Faça o mesmo durante o banho ao lavar o cabelo!
3) Borra de café na pia: esqueça!
Muitas pessoas preferem apreciar o cafezinho coado numa coadora de pano, e claro, depois reutiliza-las para mais tarde. Na hora de lavar o coador, é extremamente fundamental que você descarte a borra de café no lixo, pois este é outro motivo que causa demasiado entupimento de pias afora. Jogar a borra de café na pia é, literalmente, pedir para que ela entupa.
4) Evite descartar objetos pontiagudos, papéis ou qualquer outro objeto
Há pessoas que possuem o costume de “tratar” vários lugares impróprios como cesto de lixo. Descarte o lixo no lixo adequadamente, e evite jogar qualquer outro objeto nas pias. Este é outro método totalmente agressivo contra o meio ambiente.
5) Limpe o sifão quando necessário
Algumas medidas podem ser adotadas e você pode prevenir o entupimento das pias limpando o sifão, que fica logo abaixo da pia. Retirando a gordura e, com muito cuidado, limpando por dentro e por fora, você pode garantir a qualidade do fluxo de água por muito mais tempo.
6) Esqueça as gambiarras
A prática de gambiarras na tubulação, por exemplo, é muito comum, mas isso somente poderá prejudicar ainda mais! Esqueça todas as gambiarras existentes de encanamento e não hesite em procurar um profissional para resolver os problemas, mesmo que isso custe um valor significativo. Um problema pode puxar o outro, e a gambiarra pode sim, falhar. Consista na praticidade e repense quando pretender utilizar algum método desconhecido. Nem sempre a qualidade é a mesma quando usando gambiarras! O cano forçado pode arrebentar e todo orçamento encarecer.
7) Se entupir, chame um profissional – não se aventure!
Esqueça a internet. Por mais que o serviço pareça simples, pode não ser. Não se aventure ou compre sodas cáusticas, muito menos utilize o método do famoso refrigerante abaixo pela pia. Chame um profissional. Ele resolverá em pouco e por um preço justo. Neste caso, é essencial que você tenha uma desentupidora de esgoto ou encanador de confiança.
8) Vazamento significa desperdício de água e aumento da conta a pagar
Problemas como este devem ser resolvidos imediatamente, visto que gera muito desperdício de dinheiro e de água. Não se importar com o vazamento é também não se importar com o meio ambiente, e disso você já sabe que devemos cuidar. O vazamento também prejudica outros moradores e a você mesmo. Lide da forma mais prática e chame um profissional.
Em todos os casos, de proporções simples ou grandiosas, não hesite em chamar um bom profissional para cuidar do caso e não se aventure na internet. Os profissionais podem garantir que, futuramente, não ocorra nenhum outro problema grave.