As normas e legislações focadas na saúde pública são rígidas e devem ser seguidas com atenção, ainda mais quando falamos de empresas que trabalham com remoção, transporte, tratamento e descarte de efluentes.

O Centro de Vigilância Sanitária trabalha fiscalizando as atitudes e impactos das empresas e prestadoras de serviço na saúde da população e na integração do homem ao meio ambiente. A licença do CVS traz a certificação do seguimento das normas da Secretária de Saúde do Estado de São Paulo, garantindo cuidados em todos os processos de trabalho da Desentupidora.

Compromisso com a saúde pública

Todas as empresas que lidam com materiais que possam interferir diretamente na saúde da população e ter impacto na integração entre homem e meio ambiente deve ser fiscalizada pelo Centro de Vigilância Sanitária.

Estar dentro das normas determinadas pelas legislações municipais, estadual e federal é um dos compromissos da Desentupidora com a saúde pública. Com essa licença, garantimos aos nossos clientes que tratamos todos os efluentes e materiais químicos com o cuidado necessário para não trazer danos ambientais e sociais.

Respeito ao meio ambiente

A fiscalização do CVS não é apenas uma questão de saúde pública, mas também do respeito ao meio ambiente e da forma como usufruímos de seus recursos. Com prestação de serviços, estamos diretamente ligados à atividades que precisam do meio ambiente.

O descarte de efluentes, por exemplo, deve ser feito de forma responsável para que ele não tenha impactos no ambiente. Dessa forma, precisamos tratar todos os resíduos para que voltem ao ambiente da forma mais pura possível.

Além disso, existem tarefas que utilizam recursos do ambiente, como o hidrojateamento. A licença do Centro de Vigilância Sanitária, que avalia a adequação do homem ao ambiente, também garante que temos responsabilidade no uso de recursos naturais e utilizamos a natureza de forma racional.

Avaliação constante

O Centro de Vigilância Sanitária avalia as empresas constantemente para saber o que estão fazendo para diminuir os impactos ambientais de suas atividades e se aplicaram as ordens anteriores para melhorar os resultados.

Por iniciativa própria e com as dicas e sugestões do CVS, nós estamos sempre trabalhando para ter a melhor integração possível com o ambiente na Esgotecnica.

O que é vigilância sanitária?

A vigilância sanitária é uma parte do poder do estado que visa diminuir os riscos à saúde da população e, quando os danos já foram causados, diminuir os impactos e combater o foco do risco aos cidadãos.

Em nosso País, a vigilância sanitária está consentida na lei federal nº 8.080 de 1990. Porém, de forma geral, existem quatro pilares essenciais para traçar o objetivo da vigilância sanitária:

  • O monitoramento da produção de bens de consumo, direto ou indireto, desde os materiais utilizados até a conservação para venda.
  • O controle da prestação de serviços relacionados à saúde, avaliando as condições das empresas que trabalham, direta ou indiretamente, com a saúde da população.
  • O monitoramento e regulamentação do saneamento de uso público ou individual.
  • O controle do meio ambiente e do meio de trabalho a fim de diminuir os impactos ao ambiente e à população.

licenca-cevs

licencas